facebook pixel

Blog

Clodoaldo de touca e óculos de natação nada de costas suavemente.

Presidente da Macedônia do Norte acompanha menina com síndrome de down, alvo de discriminação, à escola

Por: Gisliene Hesse
Clodoaldo Silva , inclusão, acessibilidade, acessibilidade digital
Pesidente da Macedônia com menina que sofreu discriminação na escola
Embla Ademi, criança com síndrome de down da Macedônia. O caso dela correu as redes ontem. Com apensas 11 anos, a menina sofre discriminação dos colegas de escola e, pasmem, alguns pais boicotaram as aulas em que seus filhos participavam junto com Embla. E a crueldade não parou por aí. Depois de tudo isso, a foi isolada dos outros alunos e obrigada a estudar em um corredor frio, ao lado de um pequeno aquecedor.

Essa situação chocante ocorreu apesar de os cuidadores da escola, especialistas em crianças com necessidades diferenciadas, concluírem que Embla não mostrava tendências agressivas, segundo informações do Daily Mail, citando o jornal Rheinische Post.

Em um lindo gesto de solidariedade, o presidente Stevo Pendarovski, da Macedônia do Norte, decidiu agir pessoalmente ao saber que uma menina de apenas 11 anos sofria bullying na escola por ter Síndrome de Down.

Comovido com a situação, o presidente Stevo Pendarovski, da Macedônia do Norte, decidiu agir pessoalmente e, em gesto de solidariedade, levou Embla à escola. 

A pergunta que não quer calar: até quando nós e nossas famílias enfrentaremos essa batalha diária para garantir uma educação inclusiva e igualitária para todos? Cansa muito ter que desenhar para o mundo que temos nossas limitações, mas que somos capazes e temos o direito de estudar. 

É triste dizer, mas existem milhões de pessoas que acreditam que ter uma deficiência é ser doente. E muitos desses indivíduos também acreditam que as limitações estão longe deles. Vale dizer que qualquer pessoa pode adquirir uma deficiência ao logo da vida. O exercício de se colocar no lugar do outro sempre é positivo, no entanto, casos de discriminação como esse faz parte de um conjunto de ausências pontuais de políticas públicas do Estado, de cultura conservadora da sociedade e de falta de informação. Até quando? 

Comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário. ;)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com ( Obrigatório Obrigatório ) são obrigatórios.

CLODOALDO SILVA

Conhecido também como Tubarão Paralímpico, Clodoaldo está entre os maiores medalhistas paralímpicos do país.

Clodoaldo de toca e óculos de natação na testa une as mãos em frente à boca à beira da piscina.
Patrocínio:
Nissan Nissan Zinzane Moda Zinzane Moda
Parceria:
Hand Talk Hand Talk