facebook pixel

Blog

Clodoaldo de touca e óculos de natação nada de costas suavemente.

Cadeirante ajuda a resgatar outras PCDs abandonadas na guerra na Ucrânia

Por: Gisliene Hesse
acessibilidade, compaixão, amor
Casal cadeirante que Tanya ajudou a retirar da zona de guerra na Ucrânia – Foto: arquivo pessoal
Nesta semana, Tanya Miroshnikova, 31 anos, mulher cadeirante da Ucrânia, decidiu agir em prol das pessoas com deficiência que estão abandonadas no meio da guerra. Tanya se junto a Ong “Fight for Right – que trabalha com a defesa dos direitos dos ucranianos com deficiência para angariar doações e resgatar essas pessoas deixadas para trás. 

Ela conseguiu deixar a zona de guerra, mas revelou que não foi fácil. “Foi muito difícil. Peguei um trem com a minha mãe, que depende de muletas [para se locomover], enquanto escutávamos o som dos aviões militares acima de nós. Foi a viagem mais longa da minha vida”, disse Tanya em entrevista ao G1. 

Miroshinikova disse que desde o começo do conflito as pessoas com deficiência foram deixadas para trás.” tenta melhorar as condições dos abrigos, ninguém tenta nos salvar, nos tirar daqui, nos ajudar de alguma forma”. 

Um dos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência é em relação aos abrigos antibombas. Eles não costumam ter recursos de acessibilidade, como rampas e avisos em braile. E qualquer tentativa de fuga exige meios de transporte com estrutura adequada e/ou auxílio de motoristas voluntários.

Ajudar PCDs
Depois de garantir a própria segurança, agora o foco de Tanya é conseguir que mais cidadãos com dificuldade de mobilidade também consigam fugir.
“A cada dia, fica mais e mais difícil. Pessoas com deficiências mais severas ainda necessitam de atenção médica especial no transporte. Nós, voluntários, estamos tentando levantar fundos e encontrar lugares seguros”, contou.
Em uma semana, a ação já reunia mais de 100 pedidos de ucranianos com deficiência clamando por ajuda para deixarem o país. 



Comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário. ;)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com ( Obrigatório Obrigatório ) são obrigatórios.

CLODOALDO SILVA

Conhecido também como Tubarão Paralímpico, Clodoaldo está entre os maiores medalhistas paralímpicos do país.

Clodoaldo de toca e óculos de natação na testa une as mãos em frente à boca à beira da piscina.
Patrocínio:
Nissan Nissan Zinzane Moda Zinzane Moda
Parceria:
Hand Talk Hand Talk