Blog

Clodoaldo de touca e óculos de natação nada de costas suavemente.

Live com Tubarão Paralímpico vai abordar a importância da psicologia do esporte

Por: Gisliene Hesse
Clodoaldo Silva , Esporte Paralímpico , Natação , Jogos Paralímpicos
Live irá abordar a importância da preparação da mente do atleta de alto rendimento.
Hoje, 16/07, às 20h30, ocorrerá uma live imperdível sobre psicologia do esporte. O debate será entre Clodoaldo Silva, campeão paralímpico e alguns integrantes do Minas Quad, equipe de Rugby em Cadeira de Rodas de Belo Horizonte-MG. Irão estar com o Tubarão Franco Noce, psicológo da equipe, Guilherme Camargo, atleta paralímpico, e Larissa Oliveira, fisioterapeuta da equipe. 

Em discussão estarão temas como a psicologia e performance esportiva, a psicologia no esporte paralímpico, a influência dos fatores motivacionais na carreira do Clodoaldo Silva, entre outros. "Uma equipe campeã, não se faz só com grandes atletas. Mas sim com toda uma equipe multidisciplinar e dentro desse grupo têm os integrantes da psicologia do esporte que foram tão importante quanto os esportistas nas paraolimpíadas de Atenas, em 2004. Jogos esses que foram um divisor de águas para o esporte adaptado do pais", declara Clodoaldo Silva. 

No debate, nada menos do que Franco Noce, psicólogo da primeira equipe de psicologia do esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro, que foi comandada pelo precursor Dietmar Matin Samulski. Tanto o doutor Dietmar quanto Franco estiveram com o Clodoaldo na preparação dos Jogos de Atenas, quando o atleta conquistou sete medalhas, sendo seis de ouro e uma de prata. À época, a equipe criada por Dietmar contou também Mara Raboni e Dalyla Ayala. Veja algumas imagens de Franco com Clodoaldo em Atenas.  

"Atenas/2004 foi a primeira experiência acompanhando os atletas de dentro da Vila Paralímpica. Em competições tão importantes é fundamental o suporte do profissional de psicologia do esporte para auxiliar atletas, equipes e treinadores a lidarem com os diversos tipos de pressão e, em especial, com a ansiedade pré-competitiva. Nessa ocasião trabalhar com atletas como o Clodoaldo, foi uma experiência incrível", relata Franco Noce. 

Preparação da equipe paralímpica em Brasília, antes de embarcar para Atenas


Franco Noce, psicólogo de Atenas, ao lado de Clodoaldo na pisicna.


Clodoaldo Silva e Franco nos bastidores 


Clodoaldo Silva e Franco Noce, psicólogo de Atenas. Atrás deles vários outros atletas em movimento. Eles estão com o uniforme da delegação brasileira.

Doutor Dietmar com Franco em Atenas


Franco Noce e Dietmar em Atenas. Atrás deles a imagem do estádio principal dos Jogos Paraolímpicos de Atenas.



Comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário. ;)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com ( Obrigatório Obrigatório ) são obrigatórios.

CLODOALDO SILVA

Conhecido também como Tubarão Paralímpico, Clodoaldo está entre os maiores medalhistas paralímpicos do país.

Clodoaldo de toca e óculos de natação na testa une as mãos em frente à boca à beira da piscina.
Patrocínio:
Nissan Nissan Zinzane Moda Zinzane Moda