facebook pixel

Blog

Clodoaldo de touca e óculos de natação nada de costas suavemente.

10 coisas que você precisa saber sobre a Paralisia Cerebral

Por: Gisliene Hesse
Clodoaldo Silva , inclusão, amor
Festival Tubarão Paralímpico. Foto: Rafael Silveira
O dia 6 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Caracterizada como uma lesão de uma ou mais áreas do sistema nervoso central que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, não se trata de uma doença e não há uma causa específica associada. Trata-se de uma deficiência que, apesar de complexa, pode ter seus impactos atenuados se for identificada e tratada desde os primeiros sinais. Confira 10 coisas importantes sobre a paralisia cerebral. 

1 – A paralisia cerebral (PC) é uma condição não progressiva caracterizada por alterações neurológicas permanentes que comprometem o desenvolvimento motor e/ou cognitivo do paciente, causando limitações nas atividades cotidianas. 
2- É a deficiência mais comum na infância (World Cerebral Palsy Day). 
3- Existem cerca de 17 milhões de pessoas com paralisia cerebral no mundo (World Cerebral Palsy Day);
4 - Nem toda pessoa com paralisia cerebral tem deficiência intelectual. Uma em cada duas pessoas tem deficiência intelectual (World Cerebral Palsy Day);
5-  Uma em cada quatro crianças com paralisia cerebral não fala; uma em cada três não anda (World Cerebral Palsy Day); 
6 - A paralisia cerebral não tem cura;
7 - Uma das principais causas do problema é a hipóxia, situação em que, por algum motivo relacionado ao parto, tanto referentes à mãe quanto ao feto, há falta de oxigenação no cérebro, resultando em uma lesão cerebral; 
8 - Como a condição não tende a piorar ao longo do tempo, acompanhamento médico e terapias, como fisioterapia e fonoaudiologia, podem ajudar pessoas a ter uma vida normal, dependendo da severidade de cada caso. 
9 - A data de hoje foi idealizada pela World Cerebral Palsy Initiative, um movimento de pessoas com paralisia cerebral e suas famílias, que busca garantir aos pacientes os mesmos direitos, acesso e oportunidades que quaisquer outras pessoas. 
10 – Algumas pessoas com paralisia cerebral que talvez você não saiba: 

Clodoaldo Silva, campeão paralímpico – sua mãe teve falta de oxigenação durante o parto. Clodoaldo nasceu com as pernas cruzadas e dobradas, aos sete anos passou por 4 cirurgias nas pernas. Ele não tem deficiência intelectual, mas motora. 
Clodoaldo Silva na cadeira de rodas

Ivan Baron, influenciador digital - Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, Ivan já alcançou pessoas de todo o Brasil com seu trabalho. A paralisia cerebral (PC), que lhe causou deficiência física e mobilidade reduzida, foi a sequela que sofreu após uma grave infecção alimentar.  




R.J. Mitte, ator da série de TV Breaking Bad - ele desenvolveu a condição cerebral no momento do nascimento. O parto foi complicado, e o ator chegou a ficar sem oxigênio por alguns minutos, o que gerou um dano cerebral permanente.

R.J. Mitte em pé e de muletas

Comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário. ;)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com ( Obrigatório Obrigatório ) são obrigatórios.

CLODOALDO SILVA

Conhecido também como Tubarão Paralímpico, Clodoaldo está entre os maiores medalhistas paralímpicos do país.

Clodoaldo de toca e óculos de natação na testa une as mãos em frente à boca à beira da piscina.
Patrocínio:
Nissan Nissan Zinzane Moda Zinzane Moda
Parceria:
Hand Talk Hand Talk